domingo, 9 de dezembro de 2012

Métodos Contraceptivos

  São processos que têm como objetivo impedir uma gravidez não desejada evitando que o espermatozoide fecunde o ovócito, alguns destes métodos permitem também evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

  Métodos Contraceptivos Naturais

  Calculam o período fértil de forma a evitar a fecundação, durante este período deve haver abstinência periódica (evitar relações sexualmente transmissíveis).
  Métodos:Método de Ogina/Knawss ou do calendário-Permite calcular o período fértil mulher através do cálculo da ovulação.O cálculo pode ser aplicado por um ciclo sexual.
                  Da Temperatura-A mulher deve medir a temperatura do corpo todos os dias de manhã, antes de se levantar, de preferência com um termómetro adaptado a esta situação, e registar os resultados num gráfico, de forma a elaborar uma curva com as variações diárias.
                  De Billing ou do mucocervical-Este método baseia-se na identificação das alterações sofridas pelo muco elaborado pelas glândulas do colo do útero sob a influência das hormonas sexuais femininas ao longo do ciclo menstrual.

  Métodos Contraceptivos Não Naturais

  Impedem a gravidez através de dispositivos, medicamentos ou intervenção cirúrgica.
  Método:Mecânico ou de barreira-Impedem a fecundação e/ou nidação-Preservativo; Diafragma; Disp.intra-uterino; Espermicidas.
                 Químico ou hormonal-Impedem a ovulação através da administração de hormonas ováricas sintéticas-Pílula (vários tipos); Contracepção injetável; Adesivo; Implante; Anel Vaginal.
                 Cirúrgicos-Impedem a saída dos gâmetas do próprio sistema reprodutor.-Vasectomia; Laqueação das trompas.

Contracepção de Emergência

  • Elevadas concentrações de hormonas ováricas.
  • Muitos efeitos secundários.
  • Não deve ser usada habitualmente mas apenas em situações excepcionais.
Manual "Descobrir A Terra 9", Areal Editores.

Postado por:Pedro e Matilde 

Desenvolvimento Embrionário

 Processo de fusão do espermatozoide com o óvulo. Desta união resulta o ovo. Cerca de uma semana depois, o embrião implanta-se no endométrio(nidação).

  Da fecundação resulta o ovo ou zigoto, esta célula começa rapidamente a dividir-se enquanto continua a avançar pela trompa de Falópio até ao útero. Cerca de uma semana depois o embrião implanta-se na parede uterina, processo que se chama nidação. Quando se dá a nidação o ciclo sexual é interrompido, a parede do útero continua a ser estimulada pelas hormonas ováricas, para se manter espessa de forma a garantir a nidação. Ao longo do tempo vai-se formando a placenta (revestimento do embrião que seleciona a passagem de substâncias). A placenta faz a comunicação com o embrião através do cordão umbilical. É através deste cordão que o embrião recebe oxigénio e nutrientes indespensáveis, ao mesmo tempo que envia à mãe dióxido de carbono e outros produtos de excreção, para que sejam eliminados.


                               
  Nas primeira oito semanas de gestação. formam-se os órgãos do embrião que, oito semanas mais tarde se passa a designar de feto. Após 40 semanas, o feto está preparado para a sua grande entrada no mundo exterior.

Manual, "Descobrir A Terra 9", Areal Editores.

Postado por:Joana e Mónica

Regulação Hormonal Feminina


  No sistema reprodutor feminino, as hormonas sexuais são os estrogénios e a progesterona, que se produzem nos ovários. Essas hormonas são responsáveis por:

  • Crescimento dos órgãos sexuais;
  • Produção dos óvulos;
  • Transformações no endométrio;
  • Aparecimento/desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

  Tal como no homem, as hormonas hipofisárias da mulher também se chamam FSH e LH, que são produzidas no hipotálamo e hipófise, que são reguladoras do ciclo sexual. No ciclo sexual ocorre o mecanismo de retroação (correlação hormonal entre os ovários, o útero e o complexo hipotálamo- hipófise). A variação da concentração das hormonas ováricas no sangue regulam o útero e também as hormonas hipofisárias. Então estas controlam a produção de hormonas ováricas inibindo ou estimulando os ovários.

fonte:

Postado por:Matilde e Vanessa

Sistema Reprodutor Feminino

  O sistema reprodutor feminino é formado por o ovário, as trompa de falópios, a vulva (lábios, clitóris e orifício genital), o útero e a vagina e cada um tem a sua respectiva função. Este está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.

                         

Constituição do Sistema Reprodutor Feminino:

Gónadas
  Ovários– têm a função de produzir as células reprodutoras femininas, chamadas óvulos, além disso, produzem as hormonas sexuais femininas: o estrogénio e a progesterona.

Vias genitais
Trompa de Falópio–  onde ocorre a fecundação, ou seja, a união do espermatozóide com o óvulo, dando-se a fecundação.
Útero– é o lugar onde o embrião se instala em caso de gravidez.
Vagina- Canal muscular que estabelece a comunicação entre o útero e o exterior do corpo.

Órgãos genitais externos
 Vulva
 Constituída por:  lábios;   
                           clitóris;
                           orifício(abertura) genital.

Como se formam os gâmetas femininos?

  Nos ovários, localizam-se numerosas células germinativas , os folículos, que contêm uma célula no seu interior que originará o óvulo.
  
  Em cada ovário existem 400 000 folículos (células germinativas). Quando um folículo amadurece e a sua parede externa e do ovário se rompe pela ação do ovócito (óvulos não fertilizados), diz-se que ocorreu a ovulação.
  Ao processo de produção de gâmetas femininos. Ocorre nos ovários, tem inicio no embrião no interior dos folículos. Este processo é concluído nas trompas de Falópio, no momento da fecundação, onde o óvulo se transforma num óvulo maduro. 

Ciclo sexual-Iniciam-se processos na puberdade e interrompem-se na menopausa. Este conjunto de processos compreende alterações nos ovários (ciclo ovárico) e no útero (ciclo uterino). 
Ciclo ovárico-Como referido anteriormente, é no ciclo ovárico que ocorrem transformações nos ovários que depois levam à formação e libertação do ovócito.
Ciclo uterino-Conjunto de mudanças que afectam mensalmente (28 dias) o endométrio (parede interna/esponjosa do útero que permite a fixação do embrião).
 
 Durante o ciclo ovárico, produzem-se hormonas que estimulam o endométrio. Mas na ausência de fecundação, o corpo amarelo sofre regressão e ocorre a menstruação. Termina assim um ciclo e inicia-se um novo ciclo sexual.

fontes: 
Manual, "Descobrir A Terra 9", Areal Editores.

Postado por:Matilde e Vanessa



 
 

Regulação Hormonal Masculina

  A produção de testosterona começa durante a vida embrionária, a partir da 7ª semana de gestação. A sua produção é interrompida depois do nascimento, para recomeçar na puberdade, atingir o seu valor máximo por volta dos 20 anos e, por fim, diminuir progressivamente.
      
 fonte:
Manual, "Descobrir A Terra 9", Areal Editores.

Postado por:Pedro

O Espermatozoide

  Espermatozoide é a célula reprodutiva masculina de todos os animais. É uma célula com mobilidade ativa, capaz de nadar livremente. É constituído por a cabeça que contém o núcleo da célula e tem como função a facilitação na perfuração do ovócito. A peça intermédia-contém maior parte das mitocôndrias  organitos responsáveis pela produção de energia necessária á deslocação do espermatozoide. A cauda é um flagelo que permite a mobilidade.

  Como se formam os espermatozoides?

  Dentro dos testículos existem canais muito finos e compridos, os tubos seminíferos, nos quais se localizam células específicas, designadas germinativas, que se modificam e se transformam em espermatozoides. Ao processo de formação dos espermatozoides dá-se o nome de espermatogénese.  Os espermatozoides passam depois para os epidídimos e em seguida, para os canais defrentes, é depois libertado durante a ejaculação. 
  A formação dos espermatozoides realiza-se a uma temperatura inferior á temperatura do corpo (cerca de menos 2ºC), devido á localização dos testículos numa bolsa (escroto) fora da cavidade abdominal.
Manual, "Descobrir A Terra 9", Areal Editores.

Postado por:Vanessa

domingo, 2 de dezembro de 2012

Conceitos do Sistema Reprodutor Masculino

  Alguns conceitos que fazem de processos e orgãos do sistema reprodutor masculino:

  • Espermatogénese-Processo através do qual espermatezóides se formam no interior dos tubos, seminíferas que estão no interior dos testículos.
  • Esperma ou sémen: Liquido orgânico produzido por os homens para transportar os espermatezóides até ao local de fecundação. O sémen é constituído por liquido prostático, espermatezóides e liquido seminal, tem uma cor esbranquiçada e tem uma constituição espumosa.
Postado por:Joana

Sistemas Reprodutores

  Os sistemas reprodutores feminino e masculino são constituídos fundamentalmente por:


  • gónadas ou glândulas sexuais, que produzem as células sexuais ou gâmetas e hormonas sexuais;
  • vias genitais ou canais, que armazenam e transportam os gâmetas até ao exterior;
  • orgãos genitais externos
  O sistema reprodutor masculino apresenta ainda as glândulas anexas, responsáveis pela produção de secreções indispensáveis á sobrevivência dos gâmetas.


Sistema Reprodutor Masculino

  O sistema reprodutor masculino humano é uma série de órgãos localizados fora do corpo e ao redor da região pélvica de um macho, que contribui com o processo reprodutivo. A principal função do sistema reprodutivo masculino é proporcionar que o gâmeta ou espermatezóide masculino fecunde o óvulo. 
  Este é constituído por:
  • Gónadas (Glândulas Sexuais)
  • Vias Genitais (Canais)
  • Glândulas Anexas
  • Orgãos genitais externos: Testículos, Defrentes, Uretra, Epidídimos, Glândulas seminais próstata, Pénis, Escroto.
   A produção de espermatezóides e armazenamento ocorre nos testículos, que estão alojados no escroto, com temperatura regulada, os espermatezóides imaturos deslocam-se para o epidídimo, a fim de desenvolvimento e armazenagem.
  As glândulas produzem o líquido ejaculatório, que incluem as vesículas seminais, a próstata e a glândula bulbouretral.
  A deposição de espermatezóides (esperma) que estava no homem; pénis, uretra e canal deferente.

Postado por:Matilde e Joana