domingo, 9 de dezembro de 2012

Desenvolvimento Embrionário

 Processo de fusão do espermatozoide com o óvulo. Desta união resulta o ovo. Cerca de uma semana depois, o embrião implanta-se no endométrio(nidação).

  Da fecundação resulta o ovo ou zigoto, esta célula começa rapidamente a dividir-se enquanto continua a avançar pela trompa de Falópio até ao útero. Cerca de uma semana depois o embrião implanta-se na parede uterina, processo que se chama nidação. Quando se dá a nidação o ciclo sexual é interrompido, a parede do útero continua a ser estimulada pelas hormonas ováricas, para se manter espessa de forma a garantir a nidação. Ao longo do tempo vai-se formando a placenta (revestimento do embrião que seleciona a passagem de substâncias). A placenta faz a comunicação com o embrião através do cordão umbilical. É através deste cordão que o embrião recebe oxigénio e nutrientes indespensáveis, ao mesmo tempo que envia à mãe dióxido de carbono e outros produtos de excreção, para que sejam eliminados.


                               
  Nas primeira oito semanas de gestação. formam-se os órgãos do embrião que, oito semanas mais tarde se passa a designar de feto. Após 40 semanas, o feto está preparado para a sua grande entrada no mundo exterior.

Manual, "Descobrir A Terra 9", Areal Editores.

Postado por:Joana e Mónica

Sem comentários:

Enviar um comentário