Os seres vivos que resultam da reprodução sexuada recebem um conjunto de informações contidas na célula primordial, isto é, no zigoto. É assim que os seres vivos herdam dos progenitores as características que os definem. A transmissão de informação genética é universal para todos os seres vivos.
Hereditariedade
- A hereditariedade corresponde ao conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas.
- O núcleo contém a informação sobre a coordenação da atividade celular, o crescimento e a transmissão da informação genética das células eucarióticas.
- O gene é a unidade de informação genética.
- O conjunto de todos os genes denomina-se de Genoma.
Célula do ADN (DNA)
O ADN (ácido desoxirribonucleio) é a molécula que armazena as informações genéticas. É através deste, que o núcleo controla o funcionamento da célula. O ADN é formado por duas cadeias de sequências de nucleótidos, enroladas em dupla hélice. O nucleótido é a unidade básica do ADN e é formado por uma molécula de um açúcar (a desoxirribose), um grupo fosfato e por uma das seguintes bases azotadas: timina (T), adenina (A), citosina (C) e guanina (G). A informação encontra-se codificada ao longo da molécula de ADN.
No interior do núcleo, o ADN associa-se a proteínas e forma longos filamentos chamados cromatina. Quando a célula se encontra em divisão, a cromatina condensa e origina uma estrutura em forma de bastonete designada cromossoma.
Os cromossomas são o suporte físico dos genes.
Na atualidade sabe-se que é através dos cromossomas existentes nos gâmetas progenitores para os seus descendentes. A espécie humana caracteriza-se por:
46 cromossomas (espécie humana)
- 44 autossomas (cromossomas que possuem genes que codificam para diferentes características físicas do organismo)
- 2 heterossomas (cromossomas que determinam o género do individuo, para além de também possuírem genes que codificam para características físicas do organismo)
Os genes que codificam uma informação para a mesma característica chamam-se alelos. Um par de alelos iguais designa-se de homozigótico.
Um par de alelos diferente designa-se de heterozigótico. Num par de alelos o gene dominante expressa sempre a sua informação, enquanto o gene recessivo só a expressa se o par constituído por dois alelos iguais.
O que determina o sexo na espécie humana?
O óvulo transporta um cromossoma sexual Y, enquanto o masculino transporta o X ou Y. Se o óvulo que for fecundado por um espermatozoide que contenha o cromossoma X, o par formado será XX-o ser humano será do sexo feminino. Mas se óvulo for fecundado por um espermatozoide que contenha o cromossoma Y, o par será XY- o individuo será do sexo masculino.
Existem 50% de probabilidade de se gerar um individuo do género masculino ou feminino em cada fecundação. O género do bebé é determinado pelo pai, uma vez que só o espermatozoide pode transportar o cromossoma X ou Y.
Postado por:Matilde
Fonte: Livro-Descobrir a Terra 9, Areal Editores.
Sem comentários:
Enviar um comentário