domingo, 9 de dezembro de 2012

Métodos Contraceptivos

  São processos que têm como objetivo impedir uma gravidez não desejada evitando que o espermatozoide fecunde o ovócito, alguns destes métodos permitem também evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

  Métodos Contraceptivos Naturais

  Calculam o período fértil de forma a evitar a fecundação, durante este período deve haver abstinência periódica (evitar relações sexualmente transmissíveis).
  Métodos:Método de Ogina/Knawss ou do calendário-Permite calcular o período fértil mulher através do cálculo da ovulação.O cálculo pode ser aplicado por um ciclo sexual.
                  Da Temperatura-A mulher deve medir a temperatura do corpo todos os dias de manhã, antes de se levantar, de preferência com um termómetro adaptado a esta situação, e registar os resultados num gráfico, de forma a elaborar uma curva com as variações diárias.
                  De Billing ou do mucocervical-Este método baseia-se na identificação das alterações sofridas pelo muco elaborado pelas glândulas do colo do útero sob a influência das hormonas sexuais femininas ao longo do ciclo menstrual.

  Métodos Contraceptivos Não Naturais

  Impedem a gravidez através de dispositivos, medicamentos ou intervenção cirúrgica.
  Método:Mecânico ou de barreira-Impedem a fecundação e/ou nidação-Preservativo; Diafragma; Disp.intra-uterino; Espermicidas.
                 Químico ou hormonal-Impedem a ovulação através da administração de hormonas ováricas sintéticas-Pílula (vários tipos); Contracepção injetável; Adesivo; Implante; Anel Vaginal.
                 Cirúrgicos-Impedem a saída dos gâmetas do próprio sistema reprodutor.-Vasectomia; Laqueação das trompas.

Contracepção de Emergência

  • Elevadas concentrações de hormonas ováricas.
  • Muitos efeitos secundários.
  • Não deve ser usada habitualmente mas apenas em situações excepcionais.
Manual "Descobrir A Terra 9", Areal Editores.

Postado por:Pedro e Matilde 

Sem comentários:

Enviar um comentário