domingo, 9 de dezembro de 2012

Sistema Reprodutor Feminino

  O sistema reprodutor feminino é formado por o ovário, as trompa de falópios, a vulva (lábios, clitóris e orifício genital), o útero e a vagina e cada um tem a sua respectiva função. Este está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.

                         

Constituição do Sistema Reprodutor Feminino:

Gónadas
  Ovários– têm a função de produzir as células reprodutoras femininas, chamadas óvulos, além disso, produzem as hormonas sexuais femininas: o estrogénio e a progesterona.

Vias genitais
Trompa de Falópio–  onde ocorre a fecundação, ou seja, a união do espermatozóide com o óvulo, dando-se a fecundação.
Útero– é o lugar onde o embrião se instala em caso de gravidez.
Vagina- Canal muscular que estabelece a comunicação entre o útero e o exterior do corpo.

Órgãos genitais externos
 Vulva
 Constituída por:  lábios;   
                           clitóris;
                           orifício(abertura) genital.

Como se formam os gâmetas femininos?

  Nos ovários, localizam-se numerosas células germinativas , os folículos, que contêm uma célula no seu interior que originará o óvulo.
  
  Em cada ovário existem 400 000 folículos (células germinativas). Quando um folículo amadurece e a sua parede externa e do ovário se rompe pela ação do ovócito (óvulos não fertilizados), diz-se que ocorreu a ovulação.
  Ao processo de produção de gâmetas femininos. Ocorre nos ovários, tem inicio no embrião no interior dos folículos. Este processo é concluído nas trompas de Falópio, no momento da fecundação, onde o óvulo se transforma num óvulo maduro. 

Ciclo sexual-Iniciam-se processos na puberdade e interrompem-se na menopausa. Este conjunto de processos compreende alterações nos ovários (ciclo ovárico) e no útero (ciclo uterino). 
Ciclo ovárico-Como referido anteriormente, é no ciclo ovárico que ocorrem transformações nos ovários que depois levam à formação e libertação do ovócito.
Ciclo uterino-Conjunto de mudanças que afectam mensalmente (28 dias) o endométrio (parede interna/esponjosa do útero que permite a fixação do embrião).
 
 Durante o ciclo ovárico, produzem-se hormonas que estimulam o endométrio. Mas na ausência de fecundação, o corpo amarelo sofre regressão e ocorre a menstruação. Termina assim um ciclo e inicia-se um novo ciclo sexual.

fontes: 
Manual, "Descobrir A Terra 9", Areal Editores.

Postado por:Matilde e Vanessa



 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário